quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Pérolas

As pérolas são gemas orgânicas e por isso são mais delicadas que qualquer outra gema. O nome "pérola" vem dos romanos, do latim pirla, diminutivo de pira, com significado de "formato de lágrima". Para os romanos, a pérola era um símbolo do amor.

Quais são os tipos de pérolas?

Pérolas Naturais de água salgada.
São as pérolas usadas desde a Antiguidade. A única forma de consegui-las era em áreas onde existiam muitos tubarões, colocando em risco a vida do buscador de pérolas. Tinha que pegar a ostra e abri-la para ver se havia uma "surpresa". São as pérolas mais caras por sua qualidade, mas também por que é um recurso muito escasso. 

Pérolas Cultivadas.
São criadas por meio da introdução de um núcleo. Após 2 ou 3 anos, as conchas são colhidas e as pérolas removidas.

Pérolas Mares do Sul ou South Sea.
São produzidas por ostras do tamanho de um prato de jantar, são grandes, lindas e raras. São perfeitamente redondas, bem lisas, em tom branco prateado ou amarelo dourado.

Pérolas Negras do Tahiti.
O Tahiti é o principal produtor mundial de pérolas negras. Em uma seleção do cinza médio até o preto carvão, são produtos de ostras que vivem só no Tahiti. Pode ter forma redonda ou lágrima e são muito usadas em brincos e anéis solitários.

Pérolas Biwa ou de água doce.
Em formatos irregulares, são encontradas em mexilhões que vivem em lagos orientais. Os formatos podem ser quadrados, arroz, redondos e ovais em tons de branco, rosa e cinza. Encontram-se no lago Biwa, no Japão.

Pérolas Akoya
São do Japão e foi uma das primeiras pérolas a ser cultivada. Tem mais brilho que qualquer outro tipo de pérola. São pérolas pequenas, porque essas ostras são as menores que existem. Tem excelente reputação.

Pérolas Mabe.
Ela não é considerada um pérola natural, pois é obtida através de uma inclusão do núcleo na parte interna da ostra. Após a colheita, o núcleo é removido e produzida a pérola em laboratório.

Pérolas Majorca.
Essas pérolas jamais estiveram dentro de uma ostra. Ela é feita através de uma pequena conta de vidro mergulhada 28 vezes em uma mistura patenteada (e secreta) de pó de concha e saliva de ostras.

Pérolas de Abalone.
É produzida por um molusco univalve chamado haliotis. Ela é colorida e altamente iridescente. É uma pérola natural e encontrada nos E.U.A, Japão, Nova Zelândia e Coréia.







Gostaram? Nós também temos uma grande variedade de peças de pérolas, colares, pulseiras, brincos e anéis. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário